Glucosamina e Sulfato de condroitina estimulam a biossíntese e inibem a degradação das proteoglicanas da cartilagem degenerada, agindo como condroprotetores.
Sulfato de condroitina: é um dissacarídeo presente no polímero glucosaminoglicanas (GAGs) e é substrato para sua síntese.
- Estimula a síntese das proteoglicanas sulfuradas da matriz restaurando-a, o que aumenta a retenção de água na cartilagem.
- Apresenta atividade antiinflamatória e pode inibir a atividade das proteases e citocinas liberadas pelos leucócitos e condrócitos.
Glucosamina: inibe o catabolismo das proteoglicanas induzido pela interleucina-1-beta inibindo:
- Síntese de prostaglandina E2 e óxido nítrico;
- Atividade da metaloproteinase e glucuronosiltransferase.
MSM (metil-sulfonil-metano): é uma fonte estável, rica e natural de enxofre orgânico. O enxofre está presente numa concentração especialmente elevada nas articulações, onde participa na produção do sulfato de condroitina, das glucosaminas e do ácido hialurónico. Desempenha um papel crítico na manutenção da estabilidade e integridade do tecido conjuntivo e das proteínas. Vários estudos mostraram a utilidade da toma de um suplemento em MSM nos casos de artrose e de artrite reumatóide.
Manganês (Mn): é um mineral cofator essencial para glicosiltransferase na biossíntese de proteoglicanas.
|